Tratamentos Térmicos

O tratamento térmico é um conjunto de operações de aquecimento e arrefecimento a que são submetidas as peças metálicas sob condições controladas de temperatura e atmosfera.

Permite aumentar ou diminuir a dureza do material, aumentar a resistência mecânica e melhorar a resistência ao desgaste, corrosão e calor.

A unidade de tratamentos térmicos funciona em contínuo e tem uma capacidade de produção de 2000kilos/hora. Os equipamentos estão direccionados para o tratamento em têmpera e revenido; cementação; carbonitruração e recozimento até 650ºC.

As peças em aço com as diversas classes de dureza são utilizadas em múltiplas aplicações: setor automóvel, construção civil (pontes, complexos industriais…), máquinas industriais.

Instalações:

A unidade de tratamentos térmicos da Retsacoat é composta por uma linha automática de comprimento total superior a 55metros e com uma capacidade de tratamento de 2000kgs/h.

É composta por:
-Forno de Austenização com uma potência calorífica superior a 600kW/h;
-Forno de Revenido com uma potência superior a 30kW/h;
-Forno Rotativo para Carbonituração e Cementação.

A atmosfera é totalmente controlada para eliminar a possibilidade de descarburação e controlo das camadas endurecidas. As variações de temperatura são inferiores a 1ºC, garantindo uma homogeneidade de durezas.