Scotch-Grip

Os requisitos e as especificações referentes aos parafusos utilizados na construção civil, em componentes para a indústria automóvel, mecânica, aeroespacial e demais situações onde haja necessidade de controle de binário de aperto, exigem a necessidade de acrescentar um reforço ao próprio revestimento realizado na Retsacoat.

Utiliza-se um adesivo fixador microencapsulado que, curado à temperatura ambiente garante a ancoragem da rosca do fixador. O adesivo é projectado de modo a ser aplicado sobre o elemento fixador e seco, mantendo-se em “stand-by” tornando-se efectivo somente aquando da sua montagem. Durante o rosqueamento as microcápsulas rompem-se, iniciando-se o processo de cura e endurecimento do adesivo, que preenche todos os espaços disponíveis entre as roscas, travando e vedando a fixação.

A Retsacoat, utiliza o adesivo Scotch-GripTM 2353, um produto homologado pela 3M e que atende os requisitos da IFI 125 e IFI 525 além das seguintes especificações automotoras:
-General Motors: 6175M
-Ford: ESA-M2G200-A; ESS-M11P24-A2; WX-200*
-Chrysler: PF-6616; MS-CC76

*excepto para valores de binário de aperto de saída nos parafusos M5 e M6; contudo o 2353 tem sido aprovado pela especificação

O controlo de qualidade ao produto final é realizado pelo departamento de qualidade da PECOL II e os ensaios laboratoriais baseiam-se na norma DIN 267, parte 27 e parte 28 onde se verifica o grau de tensão do parafuso (binário de aperto).